Querida primavera!

Querida primavera!

Chegou a minha estação do ano favorita! Que sejas muito bem vinda! 🙂 …e chegaste de verdade…trouxeste as flores e as abelhas, a promessa de calor, o chilrear dos passarinhos , o brilho do Sol, de vez em quando, ainda interrompido pelo tão lindo cinzento das nuvens e aquelas últimas gotas de água. Iluminaste o exuberante verde das plantas e deste som ao vento, ajudando a que as sementes sejam mais uma vez distribuídas pelos campos.

E é por tudo isto, que a cada ano te celebro! Porque és a prova viva de mais um recomeço, do desabrochar e florescer de novas ideias, sonhos e projectos! 🙂

Em Macrobiótica, caracterizamos a Primavera como sendo uma estação do ano com energia ascendente, rápida e expansiva. Aquela em que, tal como a natureza nos mostra, nos devemos libertar das capas e roupas pesadas, para termos a capacidade de nos movermos mais e estar mais no exterior, em contacto com a natureza, dando asas à nossa criatividade.

O órgão associado a esta época é o fígado, o cereal a cevada, e os vegetais todos aqueles cujas folhas crescem da terra em direcção ao céu, bem como todos os rebentos. Devemos aproveitar para comer alimentos e métodos culinários mais leves, que permitam que o nosso corpo limpe um pouco dos alimentos mais pesados ingeridos no Inverno.

E o que são métodos culinários mais leves? Será algo como os preparados a vapor ou cozidos, em detrimento de assados no forno ou na pressão.

E em relação aos alimentos? Pois por aqui, a horta está cheia de nabiças, grelos, nabos, beterrabas, rábanos, rabanetes, alhos franceses, bróculos, couve flor, rúcula, alfaces, acelgas, aipos, funcho, espinafres, escarolas, espargos…já as favas e as ervilhas chegarão em quase nada…E todos eles serão fortes aliados na Primavera, ajudando-nos a depurar, a limpar e a germinar.

Se formos capazes de criar em nós a leveza típica desta época, sentir-nos-emos em sintonia com a estação e provavelmente conseguiremos estabelecer metas para alcançar objectivos futuros, com uma visão clara.

A todos nós, desejo uma Primavera florida, carregada de novas ideias, de projectos que nos preencham enquanto pessoas e que ajudem a que este mundo se torne todos os dias um lugar mais bonito e puro para viver. Na verdade…Tempurem-se 😉



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *